Conselho de Administração

Conselho de Administração

O Conselho de Administração esteve no plano de reformulação da gestão da CerradinhoBio para que a deliberação dos assuntos estratégicos, com o objetivo de proteger e valorizar o patrimônio, visando oferecer o melhor desempenho e retorno aos acionistas sejam cumpridos, além de gerar valor à empresa.
Nosso Conselho de Administração é constituído por 6 membros, sendo 50% deles independentes:

Nome Cargo
Luciano Sanches Fernandes Presidente

Filho de José Fernandes, Luciano é pós-graduado com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, com formação complementar em Engenharia Agronômica e atualizações em gestão administrativa, energias renováveis e mercados, tanto no Brasil quanto no exterior.

Com uma trajetória marcada por visão estratégica e liderança, esteve à frente da CerradinhoBio como Diretor-Presidente por três décadas. Atualmente, é presidente dos Conselhos da CerradinhoBio, CerradinhoPar, Viiv Empreendimentos Imobiliários e W7 Energia.

Também atua como Conselheiro da União da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica), entidade de representação patronal do setor sucroenergético. Ao longo de sua carreira, presidiu por três mandatos a Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Energia (Biocana), organização que reúne grandes players do setor.

Andréa Sanches Fernandes Conselheira
Graduada em Engenharia Química pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – SP, com MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral, Andréa é membro da segunda geração da família Sanches Fernandes.

Com mais de 30 anos de atuação no setor sucroenergético, vem expandindo sua participação também nos segmentos de energia e empreendimentos imobiliários, representados pela CerradinhoBio, CerradinhoPar, Viiv e W7 Energia.

Atua nos Conselhos de Administração, Conselho de Acionistas e diversos Comitês de apoio. É Presidente do Conselho de Família e membro do Comitê de Empresas Familiares do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC).

 

Caio Fernandes Dias Conselheiro
Neto de José Fernandes, fundador do grupo, Caio é graduado em Administração de Empresas pela FGV-EAESP, uma das instituições mais renomadas do país. Iniciou sua trajetória profissional no Grupo Cerradinho em 2009, contribuindo ativamente para a expansão e consolidação dos negócios ao longo dos anos.

Desde então, vem ocupando posições estratégicas em diferentes frentes do grupo, com forte atuação na gestão financeira e logística. Atualmente, é Administrador da CerradinhoLog, Diretor Financeiro da CerradinhoPar, além de compor o Conselho de Administração da CerradinhoBio e da W7 Energia, participando das decisões que impulsionam a evolução e a sustentabilidade do grupo.

 

Alexandre Gonçalves Silva Conselheiro Independente

 

Formado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, trabalhou como engenheiro na Varig e no Centro Técnico Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos. Presidiu a Motortec Indústria Aeronáutica entre 1985 e 1989. Em seguida, liderou a GE CELMA, empresa especializada na revisão de turbinas aeronáuticas, de 1989 a 2001, e a GE do Brasil, de 2001 a 2007.

Além disso, presidiu o Conselho de Administração da EMBRAER de abril de 2012 a abril de 2025, e ocupa, desde maio de 2025, a presidência do Conselho da Sabesp. É conselheiro da Nitroquímica desde 2012 e da Iochpe Maxion desde 2019. Atuou como chairman  da AMCHAM, em caráter pro bono, de 2005 a 2011. Também foi conselheiro das seguintes empresas: TAM, Equatorial Energia, Alupar, Fibria, CSN, ULTRA e Votorantim Cimentos.

 

 

Marcos Lisboa Conselheiro Independente
Economista com mestrado e doutorado pela Universidade da Pensilvânia (EUA), Marcos tem trajetória reconhecida nas esferas acadêmica, financeira e governamental.

Foi secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, presidente do Instituto de Resseguros do Brasil (IRB) e ocupou cargos de liderança em grandes instituições bancárias. Na academia, atuou como professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Universidade de Stanford. Atualmente, é presidente do Insper, onde também já foi vice-presidente. Sua carreira é marcada pelo compromisso com a excelência técnica e a formação de lideranças.

Roberto Rodrigues Conselheiro Independente

 

Engenheiro agrônomo, é coordenador do Centro de Agronegócio da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas e Embaixador Especial da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) para as Cooperativas desde 2012. Com nove livros publicados e participação ativa em conselhos empresariais, acadêmicos e institucionais, sua atuação é referência no setor agro.

Foi Presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP-COSAG, da Academia Nacional da Agricultura. Na vida pública, foi Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993-1994) e Ministro da Agricultura,        Pecuária e Abastecimento – MAPA (2003-2006). Também foi Professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Campus de Jaboticabal e Primeiro Titular da Cátedra de Agronegócios “Luiz de Queiroz” da USP.