Rating de longo prazo da Cerradinho Bioenergia S.A. elevado para ‘brAA’

Comunicado à Imprensa

Rating de longo prazo da Cerradinho Bioenergia S.A. elevado para ‘brAA’ e removido do CreditWatch; perspectiva positiva

Chapadão do Céu, 19 de novembro de 2021 – Cerradinho Bioenergia S.A., com unidades industriais em Chapadão do Céu – GO e composta pela controladora Cerradinho Bioenergia, empresa atuante no setor de biocombustíveis e bioeletricidade e pela Neomille, subsidiária integral atuante no setor de etanol de milho e coprodutos, comunica o mercado em geral, que a agência de classificação de risco internacional Standard & Poor´s revisou o rating da Companhia para brAA, com perspectiva positiva.

Resumo das Ações de Rating, segundo a Standard & Poor´s:

− A produtora brasileira de etanol e energia Cerradinho Bioenergia S.A. (Cerradinho) deverá apresentar uma robusta geração de caixa e um colchão consistente de liquidez ao longo dos próximos anos, favorecidos pelos preços recordes do etanol no mercado doméstico. Além disso, está expandindo sua escala por meio de um projeto greenfield de etanol de milho no estado do Mato Grosso do Sul e ampliando sua capacidade de moagem de cana-de-açúcar e milho na planta atual em Goiás.

− Apesar do cancelamento da oferta pública de ações, a Cerradinho tem mantido uma política financeira prudente, e deverá preservar um índice de alavancagem consistentemente abaixo de 2,5x nos próximos anos e uma relação entre fontes e usos de liquidez acima de 1,2x, mesmo em face da execução de um investimento significativo.

− Em 19 de novembro de 2021, elevamos nosso rating de crédito corporativo de longo prazo da Cerradinho, de ‘brAA-’ para ‘brAA’, na Escala Nacional Brasil, e reafirmamos o rating de curto prazo ‘brA-1+’ na mesma escala. Os ratings foram removidos da listagem CreditWatch com implicações positivas, na qual haviam sido colocados em 30 de agosto de 2021.

− A perspectiva do rating de longo prazo é positiva, indicando uma potencial nova elevação dos ratings nos próximos 12 a 18 meses caso a Cerradinho mantenha uma dívida bruta sobre EBITDA consistentemente abaixo de 2,5x e fluxo de caixa operacional livre (FOCF – free operating cash flow) sobre dívida acima de 10%, ao mesmo tempo que preserva seu atual colchão de liquidez, mesmo diante de investimentos (capex) mais elevados e cenários menos favoráveis de preços. Uma elevação dos ratings também pode decorrer da retomada da oferta pública de ações, e consequente aceleração da desalavancagem, ou da contínua expansão de suas operações e diversificação, podendo levar a uma revisão do perfil de risco de negócios.

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.